Estas atividades serão realizadas através de encontros presenciais e investigações em contextos escolares/educativos. Neste momento, inicia-se um processo de pesquisa que viabilizará a construção do projeto de estágio. É imprescindível que o acadêmico faça as investigações na instituição educativa em que realizará todos os estágios.

Durante a realização dos estágios I, II,Educação Infantil ou Anos iniciais do Ensino Fundamental,  os estudantes terão orientação e a supervisão de um professor e de um tutor da universidade por polo.
O tempo de regência nos estágio no Estágio ll será de no mínimo 5 semanas.  Ao final do  estágio, os estudantes deverão entregar um relatório final em formato digital – CD-ROOM.
Os alunos que já exercem a profissão docente na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental poderão ter aproveitamento de sua prática para reduzir, no máximo, sessenta horas do cômputo total da carga horária nas  Disciplinas de Atividade de  Iniciação a Docência I, II, III ou IV. 
Somente serão enquadrados nessa possibilidade de aproveitamento, os acadêmicos que, comprovadamente, preencherem os seguintes requisitos:

  • Ser professor/a com regulamentação trabalhista devidamente garantida na legislação vigente, com no mínimo três anos de prática profissional.
  • Estar efetivamente atuando com regência de classe da Educação Infantil ou dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Os acadêmicos interessados na redução da carga horária nas  Disciplinas de Atividade de  Iniciação a Docência I, II, III ou IV  deverão encaminhar uma solicitação à Coordenação do Curso com cópia da documenção comprobatória dos requisitos.