Estas atividades serão realizadas através de encontros presenciais e investigações em contextos escolares/educativos. Neste momento, inicia-se um processo de pesquisa que viabilizará a construção do projeto de estágio. É imprescindível que o acadêmico faça as investigações na instituição educativa em que realizará todos os estágios.

Durante a realização dos estágios I, II, III e IV os estudantes terão orientação de um professor por disciplina e de um tutor por polo da universidade. Já no desenvolvimento dos estágios V e VI, em que está prevista a regência de classe na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental está prevista a orientação e a supervisão de um professor e de um tutor da universidade por polo.
O tempo de regência nos estágio V e VI será de no mínimo 5 semanas em cada. Ao final de cada um desses estágios, os estudantes deverão entregar um relatório final em formato digital – CD-ROOM.
Os alunos que já exercem a profissão docente na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental poderão ter aproveitamento de sua prática para reduzir, no máximo, sessenta horas do cômputo total da carga horária dos estágios. Só será permitida a redução nos Estágios I, II, III ou IV.
Somente serão enquadrados nessa possibilidade de aproveitamento os acadêmicos que comprovadamente preencherem os seguintes requisitos:

  • Ser professor/a com regulamentação trabalhista devidamente garantida na legislação vigente, com no mínimo três anos de prática profissional.
  • Estar efetivamente atuando com regência de classe da Educação Infantil ou dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Os acadêmicos interessados na redução da carga horária de um dos estágios deverão encaminhar uma solicitação à coordenação do curso com cópia da documentão comprobatória dos requisitos.